quinta-feira, 26 de abril de 2012

Knucklendar, a extensão dos meses pelos nós dos dedos

Esta é uma técnica mnemónica conhecida em todo o mundo. Resolvi nomeá-la em inglês porque só assim é possível o trocadilho.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Art.º 45.º – Direito de reunião e de manifestação

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Artigo 45.º
Direito de reunião e de manifestação

1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.

2. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação.

E eis que diz o Superintendente Magina da Silva, Inspector Nacional da PSP, relativamente às manifestações da Greve Geral de 22 de Março:

«Se soubéssemos o que sabemos hoje, esses grupos não teriam sido autorizados a desfilar. É uma das lições que aprendemos.»

Passar de operacional dos GOE a Superintentente dá nisto: há quem não chegue lá intelectualmente... abre a boca sem a ligar ao cérebro e é o que se vê.

Demissão! Exigimos um Inspector que saiba ler! Procura-se! Por atentato à Constituição da República Portuguesa. Armado e Perigoso!
iMagina: (Superintendente Magina com divisas das SS) Já faltou mais. Exigimos a sua demissão!

domingo, 22 de abril de 2012

Ideia para a qual não tenho unhas

moeda espanhola de 1€
Moeda de 1€ espanhola, datada de 2012, com a efígie de Juan Carlos I substituída por uma cabeça de elefante.

(Ao contrário da minha posição quanto à política americana, neste caso prefiro o elefante ao burro...)

Elefante, símbolo do Partido Republicano (EUA)Burro, símbolo do Partido Democrático (EUA)

Consanguinidad: te hace estúpido

Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias - Consaguinidad: te hace estúpido

Motivado por isto: Juan Carlos I — presidente honorário do World Wide Fund for Nature! — caça elefantes em África.

A minha sugestão à WWF

Reserva Moral: Proibido Hipócritas

Motivada por isto: Juan Carlos I — presidente honorário do World Wide Fund for Nature! — caça elefantes em África.

¿Por qué no te jodes?

Juan Carlos I: ¿por qué no te jodes?
Verdadeira majestade
¡cabrón!

Motivadas por isto: Juan Carlos I — presidente honorário do World Wide Fund for Nature! — caça elefantes em África.

Juan Carlos I posa perante um elefante que abateu

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Transformada da Hipocrisia Política

Political Hypocrisy Transform: from Real Space to Republican Space
(clique na imagem para ver maior)


Fiz esta infografia após ver um vídeo no The Daily Show with Jon Stewart sobre a rejeição por parte dos senadores Republicanos da "Regra de Buffett" (proposta do bilionário Warren Buffett de aumento dos impostos aos mais ricos), alegando que o resultado desse aumento seria «apenas» 4.700 milhões de dólares por ano. (O USA Today diz que, segundo estimativas independentes, seria algo entre 37.000 e 50.000 milhões de dólares por ano, mas ignorei esses números: talvez os Republicanos estivessem a entrar em linha de conta com a evasão fiscal dos milionários...)

Estes mesmos senadores lutavam há um ano contra a Planned Parenthood (planeamento familiar), cujo orçamento anual de 363 milhões de dólares classificavam de «muito» dinheiro; um desses senadores foi ao ponto de mentir, alegando que a Planned Parenthood gastava mais de 90% do seu orçamento em abortos (de facto, são 3%).

Political Hypocrisy Transform

Political Hypocrisy Transform: from Real Space to Republican Space
(click on the image to enlarge)


I made this infography after watching a video on The Daily Show with Jon Stewart about the Republican Senators’ rejection of the “Buffett Rule” (a proposal by billionaire Warren Buffett to increase the taxes on the wealthy), stating that the effect of that increase would be a “mere4,700 million dollars a year. (USA Today writes that, according to independent estimates, it would be something between 37,000 and 50,000 million dollars a year, but I ignored these numbers: maybe the Republicans were considering on their equation tax evasion by the wealthy...)

These same senators were fighting one year ago against Planned Parenthood, whose annual budget of 363 million dollars they classified as “a lot” of money; one of those senators went to the point of lying, stating that Planned Parenthood spent over 90% of its budget on abortions (it’s actually 3%).

Here I go again...

desenho de autor desconhecidoNão tenho qualquer formação em design. (Alguns dirão: «Nota-se!»)
Também não tenho qualquer talento para o desenho: tanto quanto me lembro, estagnei na minha evolução aí pelos 7 anos, e já nessa altura era fraquito para a minha idade... (A imagem ao lado não é da minha autoria, mas ilustra o estado de evolução artística em que eu creio ter ficado.)
Ainda assim — ironia do Destino! —, perante acontecimentos e situações da vida (pública ou pessoal), ocorrem-me frequentemente comentários que me parecem resultar melhor na forma de uma imagem: gráficos, infografias, cartazes, estampados para t-shirts...

A partir de certa altura deixei de lamentar-me («Se soubesse desenhar...») e passei a experimentar. Juntando os rudimentos que tenho de Photoshop à mina de ouro da pesquisa de imagens no Google, aqui e ali com uns pózinhos de MATLAB, Word e Excel, surgiram os primeiros cartazes e t-shirts "motivacionais", que partilhei com o círculo restrito dos amigos.

Hoje, finalmente, decidi-me a inaugurar este blogue, sinal de que acho que o faço merece ser divulgado. Sintoma, talvez, de senilidade.


Nos próximos dias irei introduzindo posts com alguns dos trabalhos que fui criando nos últimos anos. Como geralmente foram motivados por um contexto concreto (um acontecimento político, por exemplo), datarei falsamente os posts, para coincidirem com a altura em que foram criados. Por isso, apesar de este ser efectivamente o primeiro post deste blogue, em breve haverá aqui vários posts anteriores a este. Perceberam, ou querem que faça um desenho?